Informática em Revista

Informática em Revista

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Desafios da pesquisa. Entre o clássico e o emergente.

Desafios da pesquisa.
Entre o clássico e o emergente. 
 
 

Antonio Gramsci (1891-1937) escreveu anotações e pensamentos para serem jogados fora no final do dia. Pierre Bourdieu (1930-2002) escreveu um livro para ser queimado. As anotações não foram jogadas fora e o livro não foi queimado, Bourdieu e Gramsci são referenciais teóricos respeitados e conceituados em trabalhos de análise de fatores das ciências sociais e atores sociais, de uma sociedade líquida aonde os conceitos vão se misturando e se adicionando com mais facilidade.
Pesquisas para serem defendidas, respeitadas e acatadas pela comunidade científica precisam ter um ineditismo do tema ou serem olhadas e analisadas por outros ângulos, novos olhares e outras vertentes do conhecimento.
A pesquisa clássica busca informações nas fontes primárias como manuscritos, anotações, depoimentos, riscos e rabiscos. Bibliografias confiáveis e pesquisas publicadas, depoimentos e/ou acompanhamentos in loco. Os dados são tabulados e interpretados por cientificismos e cartesianismos, uma visão focal e pragmática. Os dados precisam obedecer a normas pré-estipuladas, caso contrario são descartados.
O método científico de interpretação e conceitos, adotado por mestres e doutores da academia, é um modelo que o pesquisador detém mais tempo em formatação do trabalho, obedecendo a normas, padrões e regras, como ABNT e Vancouver, do que analisando e tirando conclusões. Comportamentos de academias e confrarias de diplomas raros, onde quanto maior o conhecimento, mais restritas são as cátedras.
O mundo mudou, as estratégias evoluíram, emergem novos conceitos e novas fontes de pesquisa. Bancos de dados oficiais e oficiosos estão disponíveis na internet. Pesquisas terminadas e em andamento também: teses, dissertações, monografias, opiniões, resenhas e artigos. Revistas científicas têm agora suas edições on line, e antes da publicação gráfica podem ser disponibilizadas em formato PDF A busca por fontes primárias ainda está disponível, e uma coleta de dados é solucionada e facilitada com equipamentos fotográficos, celulares com câmeras, tablets, note e net books, todos ao alcance das mãos e acondicionados em pequenos cases. Os arquivos de pesquisas em desenvolvimento podem ser salvos em mídias magnéticas ou em nuvens, podendo ser acessados de qualquer ponto remoto.
.A ordem social é outra, a globalização econômica corre junto com a socialização do conhecimento. As agencias de fomento à pesquisa discutem, defendem e adotam estratégias e ações para a difusão e popularização do conhecimento.
Champollion decifrou o indecifrável, arqueólogos montaram cacos para entender civilizações antigas. Na Era do Big Data nada é desprezado, tudo que é feito e desfeito na internet é arquivado em bancos de dados, desafiante será saber se tem valor de conhecimento ou informação.
Enquanto este texto é lido milhões de informações são lançadas no mundo digital, onde a unidade de medida é em 3V, velocidade, volume e variedade. O grande desafio da pesquisa agora é saber descobrir, manipular, interpretar a grande oferta de conhecimento e informações. Uma pesquisa no meio digital pode encontrar temas
transversais vinculados ao item da pesquisa. O pesquisador precisa de um conhecimento plural, para definir e excluir o que serve e o que não serve a sua pesquisa. Conhecimento que precisa ser fundamentado ao lustrar bancos escolares e pesquisas particulares. O segundo desafio é a ética biológica e intelectual. E o terceiro desafio é compreender o pós-humano que tem sempre um novo alvo em busca de novas metas.   
 
Texto publicado em Informática em Revista
Ano 7 |Nº 83 | Junho/2013
pag 10

 
Natal-Parnamirim/RN —  20/05/2013    Roberto Cardoso (Maracajá)  
Cientista Social  Jornalista Científico  
Sócio Efetivo do IHGRN  (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário